FILOSOFIA – Licenciatura EAD
- 3280h
O egresso do curso de graduação em Filosofia, licenciatura, será capaz de exercer a docência em Filosofia no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção filosófica e educacional existente, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão. Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
Objetivos do Curso
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Filosofia, licenciatura EAD ministrado pelo Centro Universitário UNIABEU é formar de maneira integrada professores em Filosofia, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Filosofia.
Navegue pelos Conteúdos
1° Período:
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Introdução a Filosofia | 40 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 40 |
Filosofia Antiga | 60 |
Lógica I | 40 |
Ética I | 60 |
Leitura e Produção Textual I | 40 |
Subtotal | 300 |
Prática Pedagógica I: Filosofia em Espaços não Escolares | 100 |
Total do período | 400 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
2° Período:
Lógica II | 60 |
Filosofia Medieval | 60 |
Leitura e Produção Textual II | 40 |
Sociologia da Educação | 40 |
História da Educação | 40 |
Didática | 60 |
Subtotal | 300 |
Prática Pedagógica II: Gestão Escolar | 100 |
Total do período | 400 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
3° Período:
Filosofia Moderna I | 60 |
Filosofia da Natureza | 60 |
Antropologia Filosófica | 60 |
Filosofia Social e Política | 60 |
Filosofia da Educação | 40 |
Legislação e Organização do Sistema Educacional | 40 |
Subtotal | 320 |
Prática Pedagógica III: Gestão da Aprendizagem | 100 |
Total do período | 420 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 45 |
4° Período:
Tecnologias Digitais para o Ensino de Filosofia | 40 |
Filosofia Moderna II | 60 |
Ética II | 60 |
Teoria do Conhecimento I | 60 |
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos | 60 |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento | 40 |
Subtotal | 320 |
Prática Pedagógica IV: Processo de elaboração do conhecimento em Filosofia | 100 |
Total do período | 420 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 45 |
5° Período:
Teoria do Conhecimento II | 60 |
Filosofia Contemporânea I | 60 |
Filosofia da Ciência | 60 |
Antropologia Cultural | 40 |
Psicologia da Educação: Aprendizagem | 40 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 60 |
Subtotal | 320 |
Estágio Curricular Supervisionado I | 100 |
Total do período | 420 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
6° Período:
Metodologia do Ensino de Filosofia | 40 |
Filosofia da Linguagem | 60 |
Direitos Humanos e Diversidade | 40 |
Educação Especial e Inclusão | 4 0 |
Planejamento Educacional | 40 |
Eletiva I | 60 |
Subtotal | 280 |
Estágio Curricular Supervisionado II | 100 |
Total do período | 380 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
7° Período:
Filosofia da América Latina | 60 |
Teologia Filosófica | 60 |
Filosofia Contemporânea II | 60 |
Políticas Sociais e Ambientais | 20 |
Organização Curricular e Inovação | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 |
Subtotal | 300 |
Estágio Curricular Supervisionado III | 100 |
Total do período | 400 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
8° Período:
Prática de Pesquisa em Filosofia | 60 |
Sustentabilidade Ambiental | 40 |
Avaliação da Aprendizagem | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 60 |
Eletiva II | 60 |
Subtotal | 260 |
Estágio Curricular Supervisionado IV | 100 |
Total do período | 360 |
Carga horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
TOTAL DOS COMPONENTES CURRICULARES | 3200 |
NOME DO PROFESSOR | ÁREA DA GRADUAÇÃO | TITULAÇÃO MAIOR |
1. AGNES CRISTINA WIEDEMAN LANG
|
MUSEOLOGIA E ARTES | MESTRADO |
2. ANA PAULA RODRIGUES | PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ADMINISTRAÇÃO | DOUTORADO |
3. ANDRÉ DELA VALE | HISTÓRIA | DOUTORADO |
4. ANNA CAROLINA MONÉIA FARIAS | RELAÇÕES INTERNACIONAIS | MESTRADO |
5. CESAR AUGUSTO DA CRUZ SPONTON | FILOSOFIA | MESTRADO |
6. DANIEL PEREIRA DE MELLO | FILOSOFIA | MESTARDO |
7. DRIELI APARECIDA ROSSI | MATEMÁTICA E AGRONOMIA | DOUTORADO |
8. EDILSON SARTER BRAUN | ENGENHARIA AMBIENTAL | MESTRADO |
9. ELIS REGINA FALQUETO | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO |
10. FRANCISCO DAS CHAGAS GALVÃO DE LIMA | LETRAS E PEDAGOGIA | DOUTORADO |
11. HELENILZE ESPINDULA ROSSI COSER ZANONI | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO |
12. JOACIL BERTO VIEIRA | FILOSOFIA | ESPECIALIZAÇÃO |
13. JOAO VITOR GOMES PINTO | DIREITO | MESTRADO |
14. MOACIR FERREIRA FILHO | FILOSOFIA | MESTRADO |
15. RAYSA ALBUGUERQUE F ERREIRA | PSICOLOGIA | ESPECIALIZAÇÃO |
16. RICARDO DAVID LOPES | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS | ESPECIALIZAÇÃO |
17. SANDRA CANAL | PEDAGOGIA | MESTRADO |
18. SELVINO FACHINI | FILOSOFIA | MESTRADO |
19. THIAGO SALES DE OLIVEIRA | DIREITO | MESTRADO |
20. WANDERSON DE PAULA PINTO | MATEMÁTICA E FÍSICA | DOUTORADO |
A formação acadêmica dos professores revela a constituição de um corpo docente com capacidade para:
- Analisar os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente;
- Fomentar o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta;
- Proporcionar o acesso a conteúdos de pesquisa, relacionando-os aos objetivos dos componentes curriculares e ao perfil do egresso / participar de programas e projetos deiniciação científica que são fomentados pela IES;
- Incentivar a produção do conhecimento, por meio de grupos de estudo ou de iniciação científica e da publicação;
- Desenvolver a metodologia proposta para o curso de graduação.
Há um relatório de estudo do NDE que demonstra e justifica a relação entre a titulação do corpo docente e seu desempenho em sala de aula, considerando as capacidades anteriormente listadas.
Documentação
- 1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
- 1 Cópia do CPF.
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
- 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
- 1 Cópia do Comprovante de Residência.
- 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
- 1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
- 1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria:
Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019.
Fonte: emec.mec.gov.br
Investimento
Preço
Taxa de Matrícula
Não Possui
Material didático
R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.
Saiba mais sobre
Saiba mais sobre
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
