FÍSICA – Licenciatura EAD
- 3400h
O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. O Licenciado em Física da UNIABEU estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico interdisciplinar e físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física da UNIABEU visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.
Objetivos específicos
- Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
- Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
- Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física.
- Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física.
- Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
- Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
- Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
- Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
- Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
- Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante da UNIABEU, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Navegue pelos Conteúdos
1° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 60 |
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA |
60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
TOTAL | 400 |
2° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
TOTAL | 400 |
3° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA
APRENDIZAGEM |
100 |
TOTAL | 400 |
4° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
BIOLOGIA GERAL | 60 |
QUÍMICA GERAL | 60 |
FÍSICA GERAL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA |
60 |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DA FÍSICA | 100 |
TOTAL | 400 |
5° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
FÍSICA l | 60 |
PRÉ CÁLCULO | 60 |
MECÂNICA GERAL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO l: ENSINO
FUNDAMENTAL ll |
100 |
TOTAL | 400 |
6° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL l | 60 |
FÍSICA ll | 60 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
SUSTENTABILIDADE | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ll: ENSINO
MÉDIO |
100 |
TOTAL | 400 |
7° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ll | 60 |
ELETIVA | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
FÍSICA lll | 60 |
TERMODINÂMICA | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO lll: GESTÃO
EDUCACIONAL |
100 |
TOTAL | 400 |
8° Período:
DISCIPLINA | C.H.
SEMESTRAL |
ELETROMAGNETISMO | 60 |
ÓPTICA | 60 |
FÍSICA MODERNA | 60 |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 |
TOTAL | 400 |
DISCIPLINA ELETIVAS | C.H.
SEMESTRAL |
INGLÊS | 60 |
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 60 |
ELETRÔNICA APLICADA | 60 |
PSICOPEDAGOGIA | 60 |
Documentação
- 1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
- 1 Cópia do CPF.
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
- 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
- 1 Cópia do Comprovante de Residência.
- 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
- 1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
- 1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria:
Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019.
Fonte: emec.mec.gov.br
Investimento
Taxa de Matrícula
Não Possui
Material didático
R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.
Saiba mais sobre
Saiba mais sobre
