HISTÓRIA – Licenciatura EAD
- 3280h
O Licenciado em História deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da História, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de História e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Diferenciar períodos, conceitos e possuir um arcabouço teórico suficiente para o início da docencia como também a possibilidade vislumbrar uma vida acadêmica e de pesquisa. Adquirir conhecimentos suficientes para, como profissional da Hitória, participar eticamente da sociedade, buscando uma sociedade mais justa.
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em História tem como objetivo geral proporcionar ao licenciado, reconhecer e utilizar os conhecimentos metodológicos e científicos desenvolvidos pela História ao longo do tempo, buscando entender o desenvolvimento do processo histórico como também estimular a busca, a amplificação, o aprimoramento e a divulgação desse conhecimento. Reconhecer e utilizar os saberes e habilidades didático-pedagógicos para o ensino da disciplina História, conhecimentos e habilidades necessárias para sua atuação como professor de História em diferentes instituições e espaços educativos. Pensar a docência em História como uma forma de produção de conhecimento.
Objetivos Específicos
- Adotar princípios, conceitos e metodologias de uma Escola Humanista;
- Reconhecer e utilizar os procedimentos, conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos pela historiografia ao longo do tempo.
- Viabilizar o acesso e a devida análise das fontes históricas disponíveis ao historiador, desde as mais clássicas como documentos oficiais, registros, atas, certidões, mas também os vestígios culturais do passado (tradições, músicas, arte, literatura, religiosidade etc.).
- Desenvolver as devidas críticas aos documentos históricos, sejam as críticas internas (como, quando e porque o documento foi criado), mas também a crítica externa, ou seja, como essa fonte histórica foi utilizada, interpretada, reconhecida no mento de sua criação e historicamente.
- Dominar os diferentes períodos históricos, tendo consciências dos elementos que o caracterizam e tensionam, visando uma análise mais pontual, tópica, como também em longa duração, abordando um período mais longo ou as transições de um período ao outro.
- Ofício do historiador como uma forma de participação e contribuição para o entendimento da sociedade, seja para entender as origens históricas das questões do tempo presente, como também para auxiliar na interpretação do tempo presente.
- Estimular a percepção e a relação presente-passado, ou seja, permitir aos alunos de história e futuro profissional/pesquisador/professor entender que é no presente que se desenvolve a leitura/interpretação do passado, que é mergulhado no presente que buscamos entender o passado.
- Perceber-se como parte integrante do presente e herdeiro do passado. Reconhecer que todos temos direito a uma história, que cidadania também é buscar uma origem, uma afirmação social e pessoal, buscando caminhos para o entendimento para uma sociedade e uma consciência mais humana.
- Refletir e propor relação entre a história e outras áreas do conhecimento, buscado uma formação mais abrangente, com mais possibilidades de pesquisa, debates e análises.
- Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
- Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
- Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
- Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto na produção textual, como na habilidade de leitura e apresentação de temas históricos, por meio das disciplinas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
- Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
- Reconhecer e utilizar e respeitar a documentação ofical vigente no programa educacional brasilerio, adequando o conhecimento histórico à necessidade e especificidade das diferentes modalidades de ensino.
- Fomentar o engajamento ético-social do estudante do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
- Transformar o aluno do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU de espectador em agente transformador da realidade social.
Dessa forma, os objetivos gerais e específicos do Curso de Licenciatura em História demonstram sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em História, ao perfil do egresso, a estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
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1° Período:
Introdução a EaD | 60 |
Políticas Sociais e Ambientais | 60 |
Políticas e Gestão da Educação | 60 |
Produção de Texto, Percepção Lógica e Criativa | 60 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 60 |
Didática, Planejamento e Avaliação | 60 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 |
Práticas Pedagógicas e Recursos Tecnológicos | 100 |
TOTAL | 520 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 52 |
2° Período:
História da Educação | 60 |
Filosofia e Sociologia da Educação | 60 |
Tecnocultura | 60 |
Direitos Humanos e Diversidade | 60 |
Sustentabilidade e Empreendedorismo | 60 |
Práticas Pedagógicas: Gestão Escolar | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
3° Período:
Educação de Jovens e Adultos | 60 |
Psicologia da Educação: Aprendizagem | 60 |
Laboratório de Pesquisa – Fontes Documentais | 60 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 60 |
Educação Especial e Inclusão | 60 |
Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
4° Período:
Historiografia Geral I | 60 |
História do Brasil I | 60 |
História Antiga | 60 |
Arqueologia | 60 |
Introdução ao Pensamento das Ciências Sociais | 60 |
Práticas Pedagógicas: Ensino da História | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 40 |
5° Período:
Historiografia Geral II | 60 |
História Medieval I | 60 |
História do Brasil II | 60 |
Estudo da População E Espaço | 60 |
Introdução à Cartografia | 60 |
Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental II | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
6° Período:
História Medieval II | 60 |
História da Arte | 60 |
História da América I | 60 |
Metodologia do Ensino de História | 60 |
Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio | 100 |
Eletiva I | 40 |
TOTAL | 380 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
7° Período:
Patrimônio Histórico Cultural e Museologia | 60 |
História Moderna | 60 |
História da América II | 60 |
Teoria da História | 60 |
História Contemporânea I | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 |
Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional | 100 |
TOTAL | 460 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 46 |
8° Período:
Historiografia Brasileira | 60 |
História Contemporânea II | 60 |
Abordagens de Ensino e Pesquisa de História e Práticas Inovadoras | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 60 |
Estágio Curricular Obrigatório IV: Prática De Ensino | 100 |
Eletiva II | 40 |
TOTAL | 380 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3.440 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão (*) | 344 |
(*) Foram reservadas 344 horas para a extensão como componente curricular, o que corresponde a 10% da carga horária total do curso.
(**) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias escolares, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação da IES, que são prioritárias.
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS |
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL |
Mundo do Trabalho, Parcerias e Inovações na área de História | 60 |
Inovação Educacional | 60 |
História Econômica e Economia Politica | 60 |
Relações Internacionais nos Séculos XIX e XX | 60 |
Documentação
- 1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
- 1 Cópia do CPF.
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
- 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
- 1 Cópia do Comprovante de Residência.
- 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
- 1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
- 1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria:
Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019.
Fonte: emec.mec.gov.br
Investimento
Taxa de Matrícula
Não Possui
Material didático
R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.
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