MATEMÁTICA – Licenciatura EAD
- 3400h
O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.
Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIABEU visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.
Objetivos específicos
- Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
- Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
- Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
- Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
- Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
- Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
- Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
- Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
- Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
- Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
- Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
- Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
- Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
- Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIABEU, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
- Transformar o aluno do UNIABEU de espectador em agente transformador da realidade social.
Navegue pelos Conteúdos
1° Período:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 60 |
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
2° Período:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
3° Período:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
4° Período:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 |
PRÉ-CÁLCULO | 60 |
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
5° Período:
BIOLOGIA GERAL | 60 |
QUÍMICA GERAL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
6° Período:
FÍSICA GERAL | 60 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
SUSTENTABILIDADE | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
7° Período:
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 |
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA | 60 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL | 100 |
TOTAL | 440 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
8° Período:
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE | 60 |
CÁLCULO NUMÉRICO | 60 |
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 60 |
ELETIVA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 |
TOTAL | 400 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL |
INGLÊS | 60 |
MECÂNICA GERAL | 60 |
TERMODINÂMICA | 60 |
PSICOPEDAGOGIA | 60 |
(*) Foram reservadas 336 horas para a extensão como componente curricular, o que corresponde a 10% da carga horária total do curso.
(**) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias escolares, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação da IES, que são prioritárias.
Documentação
- 1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
- 1 Cópia do CPF.
- 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
- 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
- 1 Cópia do Comprovante de Residência.
- 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
- 1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
- 1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria:
Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019.
Fonte: emec.mec.gov.br
Investimento
Taxa de Matrícula
Não Possui
Material didático
R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.
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