0800 591 0700

HISTÓRIA – Licenciatura EAD

O Licenciado em História deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da História, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de História e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Diferenciar períodos, conceitos e possuir um arcabouço teórico suficiente para o início da docencia como também a possibilidade vislumbrar uma vida acadêmica e de pesquisa. Adquirir conhecimentos suficientes para, como profissional da Hitória, participar eticamente da sociedade, buscando uma sociedade mais justa.

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em História tem como objetivo geral proporcionar ao licenciado, reconhecer e utilizar os conhecimentos metodológicos e científicos desenvolvidos pela História ao longo do tempo, buscando entender o desenvolvimento do processo histórico como também estimular a busca, a amplificação, o aprimoramento e a divulgação desse conhecimento. Reconhecer e utilizar os saberes e habilidades didático-pedagógicos para o ensino da disciplina História, conhecimentos e habilidades necessárias para sua atuação como professor de História em diferentes instituições e espaços educativos. Pensar a docência em História como uma forma de produção de conhecimento.

Objetivos Específicos

 

Adotar princípios, conceitos e metodologias de uma Escola Humanista;
Reconhecer e utilizar os procedimentos, conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos pela historiografia ao longo do tempo.
Viabilizar o acesso e a devida análise das fontes históricas disponíveis ao historiador, desde as mais clássicas como documentos oficiais, registros, atas, certidões, mas também os vestígios culturais do passado (tradições, músicas, arte, literatura, religiosidade etc.).
Desenvolver as devidas críticas aos documentos históricos, sejam as críticas internas (como, quando e porque o documento foi criado), mas também a crítica externa, ou seja, como essa fonte histórica foi utilizada, interpretada, reconhecida no mento de sua criação e historicamente.
Dominar os diferentes períodos históricos, tendo consciências dos elementos que o caracterizam e tensionam, visando uma análise mais pontual, tópica, como também em longa duração, abordando um período mais longo ou as transições de um período ao outro.
Ofício do historiador como uma forma de participação e contribuição para o entendimento da sociedade, seja para entender as origens históricas das questões do tempo presente, como também para auxiliar na interpretação do tempo presente.
Estimular a percepção e a relação presente-passado, ou seja, permitir aos alunos de história e futuro profissional/pesquisador/professor entender que é no presente que se desenvolve a leitura/interpretação do passado, que é mergulhado no presente que buscamos entender o passado.
Perceber-se como parte integrante do presente e herdeiro do passado. Reconhecer que todos temos direito a uma história, que cidadania também é buscar uma origem, uma afirmação social e pessoal, buscando caminhos para o entendimento para uma sociedade e uma consciência mais humana.
Refletir e propor relação entre a história e outras áreas do conhecimento, buscado uma formação mais abrangente, com mais possibilidades de pesquisa, debates e análises.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto na produção textual, como na habilidade de leitura e apresentação de temas históricos, por meio das disciplinas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Reconhecer e utilizar e respeitar a documentação ofical vigente no programa educacional brasilerio, adequando o conhecimento histórico à necessidade e especificidade das diferentes modalidades de ensino.
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU de espectador em agente transformador da realidade social.

Dessa forma, os objetivos gerais e específicos do Curso de Licenciatura em História demonstram sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em História, ao perfil do egresso, a estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

Navegue pelos Conteúdos

Grade Curricular

1° Período:

Introdução a EaD 60
Políticas Sociais e Ambientais 60
Políticas e Gestão da Educação 60
Produção de Texto, Percepção Lógica e Criativa 60
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 60
Didática, Planejamento e Avaliação 60
Metodologia da Pesquisa Científica 60
Práticas Pedagógicas e Recursos Tecnológicos 100
TOTAL 520
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 52

 

2° Período:

História da Educação 60
Filosofia e Sociologia da Educação 60
Tecnocultura 60
Direitos Humanos e Diversidade 60
Sustentabilidade e Empreendedorismo 60
Práticas Pedagógicas: Gestão Escolar 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 40

 

3° Período:

Educação de Jovens e Adultos 60
Psicologia da Educação: Aprendizagem 60
Laboratório de Pesquisa – Fontes Documentais 60
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 60
Educação Especial e Inclusão 60
Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 40

 

4° Período:

Historiografia Geral I 60
História do Brasil I 60
História Antiga 60
Arqueologia 60
Introdução ao Pensamento das Ciências Sociais 60
Práticas Pedagógicas: Ensino da História 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 40

 

5° Período:

Historiografia Geral II 60
História Medieval I 60
História do Brasil II 60
Estudo da População E Espaço 60
Introdução à Cartografia 60
Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental II 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 42

 

6° Período:

História Medieval II 60
História da Arte 60
História da América I 60
Metodologia do Ensino de História 60
Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio 100
Eletiva I 40
TOTAL 380
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 42

 

7° Período:

Patrimônio Histórico Cultural e Museologia 60
História Moderna 60
História da América II 60
Teoria da História 60
História Contemporânea I 60
Trabalho de Conclusão de Curso I 60
Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional 100
TOTAL 460
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 46

 

8° Período:

Historiografia Brasileira 60
História Contemporânea II 60
Abordagens de Ensino e Pesquisa de História e Práticas Inovadoras 60
Trabalho de Conclusão de Curso II 60
Estágio Curricular Obrigatório IV: Prática De Ensino 100
Eletiva II 40
TOTAL 380
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão 42

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.440
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão (*) 344

 

(*) Foram reservadas 344 horas para a extensão como componente curricular, o que corresponde a 10% da carga horária total do curso.

(**) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias escolares, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação da IES, que são prioritárias.

 

 

COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
Mundo do Trabalho, Parcerias e Inovações na área de História 60
Inovação Educacional 60
História Econômica e Economia Politica 60
Relações Internacionais nos Séculos XIX e XX 60

 

Funcionamento

Documentação

Documentação

1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
1 Cópia do CPF.
1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
1 Cópia do Comprovante de Residência.
1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
1 Foto 3×4.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria: Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019. Fonte: emec.mec.gov.br

Investimento

Taxa de Matrícula

Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria: Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019. Fonte: emec.mec.gov.br

Material Didático

R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.

Outros Cursos

Fale Conosco

Consultar Condições
Rolar para cima

Pesquisar

Faça sua pré-matrícula

Nós ligamos para você!