CPA – Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

Avaliação Institucional

A Avaliação das Instituições de Ensino Superior, Avaliação Institucional, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Através desse sistema, as IES (Instituições de Ensino Superior) são avaliadas, tendo em vista a qualidade do ensino, a estrutura, a expansão de sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, efetividade acadêmica e social etc.Em outras palavras, o objetivo da Avaliação Institucional é verificar o que não está correto para a apresentação de ações que visam a melhorias e identificar os acertos e resultados positivos no intuito de ampliá-los.Para realizar a manutenção e a análise de resultados, as Instituições de Ensino podem contar com comissões próprias de avaliação – a CPA.
Em outras palavras, o objetivo da Avaliação Institucional é verificar o que não está correto, para a apresentação de ações que visam melhorias, e identificar os acertos e resultados positivos no intuito de ampliá-los.
Para realizar a manutenção e a análise de resultados as Instituições de Ensino podem contar com comissões próprias de avaliação – a CPA.

Entenda o que é a CPA

A CPA, Comissão Própria de Avaliação, é um órgão formado por alunos, professores e funcionários, responsável pela análise dos questionários respondidos na Avaliação Institucional e, também, por ajudar na divulgação dos resultados e busca de soluções.
A CPA da Uniabeu analisa os resultados da Avaliação Institucional e cria um relatório para ser encaminhado às áreas competentes da Instituição. As áreas ficam encarregadas de providenciar os ajustes ou melhorias necessários. Para o acompanhamento dos alunos, esse relatório também é disponibilizado aqui no site Uniabeu.