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MATEMÁTICA – Licenciatura EAD

O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIABEU visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.

Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.

Objetivos específicos

Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIABEU, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do UNIABEU de espectador em agente transformador da realidade social.

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Grade Curricular

1° Período:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD 60
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 60
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

2° Período:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE 60
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

3° Período:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 60
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 60
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA 60
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

4° Período:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 60
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 60
PRÉ-CÁLCULO 60
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

5° Período:

BIOLOGIA GERAL 60
QUÍMICA GERAL 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 60
GEOMETRIA ANALÍTICA 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

6° Período:

FÍSICA GERAL 60
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 60
ÁLGEBRA LINEAR 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 60
SUSTENTABILIDADE 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

7° Período:

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 60
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 60
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA 60
MATEMÁTICA FINANCEIRA 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) 40
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL 100
TOTAL 440
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

8° Período:

FUNDAMENTOS DE ANÁLISE 60
CÁLCULO NUMÉRICO 60
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 60
ELETIVA 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO 100
TOTAL 400
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão      42

 

COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
INGLÊS 60
MECÂNICA GERAL 60
TERMODINÂMICA 60
PSICOPEDAGOGIA 60

 

(*) Foram reservadas 336 horas para a extensão como componente curricular, o que corresponde a 10% da carga horária total do curso.

(**) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias escolares, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação da IES, que são prioritárias.

Funcionamento

Documentação

Documentação

1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
1 Cópia do CPF.
1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
1 Cópia do Comprovante de Residência.
1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
1 Foto 3×4.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria: Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019. Fonte: emec.mec.gov.br

Investimento

Taxa de Matrícula

Os cursos de pós-graduação EAD do Centro Universitário UNIABEU; são devidamente credenciados pelo MEC conforme a portaria: Credenciamento EAD: Portaria MEC Nº 653 de 22 de Março de 2019. Fonte: emec.mec.gov.br

Material Didático

R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.

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