0800 060 7000

NUTRIÇÃO – BACHAREL EAD

O Curso de Nutrição tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e com o interesse de atuar nesta área.

Objetivos do Curso

Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.

Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.

Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.

Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.

Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. · Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.

Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.

Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.

Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.

Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição. · Atuar em marketing em alimentação e nutrição.

Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.

Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.

Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.

Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.

A formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para nutricionista está bem aquecido. Isso acontece, principalmente, pela preocupação maior com a saúde na população. O sedentarismo e os hábitos de alimentação prejudiciais facilitam o surgimento de doenças, o que despertou a atenção de muitas pessoas.

Desse modo, cada vez mais pessoas buscam mudar seus hábitos e desenvolver uma alimentação saudável. Nesse contexto, o nutricionista é um profissional essencial, que contribuirá para a formação de cardápios e cronogramas alimentares que atendam às necessidades nutricionais de seus pacientes.

A preocupação com a saúde não se restringe a pessoas, pois o setor público e empresas de diversas áreas também têm investindo nesse setor. A intenção é promover hábitos saudáveis, aumentar a qualidade de vida e diminuir o surgimento de doenças causadas por uma alimentação desequilibrada.

Existem diversas oportunidades de atuação para os nutricionistas em diferentes segmentos da profissão. Confira algumas alternativas abaixo.

Indústria de alimentos

A indústria de alimentos é um setor que está investindo na contratação de nutricionistas para trabalhar em suas etapas produtivas. Essa é uma área em alto crescimento, visto que tantas empresas que fabricam alimentos quanto as de suplementos estão reconhecendo a importância do profissional de nutrição.

Os profissionais desse setor atuam nos mais diversos projetos relativos ao segmento, desenvolvendo novos produtos e analisando o que já foi produzido. Além disso, ocupa o controle de qualidade, oferece treinamento para colaboradores e participa da degustação de pratos.

Nutrição esportiva

Outra área em ascensão é a nutrição esportiva. Essa tendência acontece pelo interesse que as pessoas têm em buscar uma vida saudável, com boa alimentação e atividade física. O profissional que se especializa nesse setor tem diversas oportunidades de atuação.

É possível trabalhar com atletas de alto nível, tanto de esportes coletivos quanto individuais, o que deixa o leque de possibilidades muito variado. A função no nutricionista é planejar cardápios nutritivos que contribuem para melhorar o rendimento dos atletas, atendendo às necessidades nutricionais de cada pessoa. Assim, os principais locais de atuação são academias, clubes esportivos, spas e centros estéticos, entre outros.

Nutrição clínica

O profissional que atua nesse ramo tem por função cuidar da dieta dos pacientes e promover a saúde. Dessa forma, ele atua na restauração da saúde nutricional das pessoas com doenças e na manutenção da boa condição com indivíduos saudáveis.

No ambiente hospitalar, o profissional é responsável por todo o processo de produção das refeições. Ele deve escolher a dieta mais adequada para cada paciente, de acordo com o quadro clínico. Também é possível trabalhar em spas, asilos, consultórios, consultas particulares, entre outras alternativas.

Gastronomia

A gastronomia é uma opção bastante escolhida por quem é formado em Nutrição, oferecendo boas oportunidades de trabalho. Alguns profissionais chegam a fazer as duas graduações, com o objetivo de oferecer uma alimentação equilibrada e saudável.
O profissional que escolhe esse caminho pode atuar em cozinhas experimentais, restaurantes e hospitais. Ele é o responsável pelo controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento, além de preparar e criar cardápios.

Saúde coletiva

A saúde coletiva visa a cuidar de problemas relacionados à alimentação, como a obesidade e a desnutrição, abrangendo a população de modo geral. Muitas vezes os profissionais são contratados pelo setor público para orientar comunidades quanto aos aspectos nutricionais.

O nutricionista pode atuar em ONGs, ambulatórios, postos de saúde, unidades de atendimento básico e outros órgãos públicos. Além da análise nutricional, é importante entender as questões sociais e econômicas que influenciam os hábitos alimentares de uma população.

Marketing nutricional

O marketing nutricional é um ramo mais novo da profissão e oferece possibilidades interessantes. As empresas perceberam a importância de adequar os produtos aos desejos nutricionais de seus clientes, mas precisam de especialistas para informar seus benefícios da forma correta.

O profissional dessa área ajuda no desenvolvimento de materiais educativos, testes de receita ou, até mesmo, participa na elaboração de livros sobre nutrição. Como é uma área nova, a demanda ainda é crescente, sendo uma oportunidade diferenciada no mercado.

Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é uma área que pode ser seguida em quase todas as profissões, oferecendo boas possibilidades para o nutricionista. Portanto, com o intuito de se destacar, é preciso estar em constante aprendizado, sendo fundamental fazer especializações, mestrado e doutorado.

Quem decide seguir esse rumo estará habilitado para dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação, além das diversas especializações relacionadas à nutrição. Uma vantagem é que os horários costumam ser flexíveis, dando oportunidade para conciliar as aulas com atendimentos pessoais ou em clínicas.

Navegue pelos Conteúdos

Grade Curricular

1º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30
ANATOMIA HUMANA 60
INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO 60
GENÉTICA E EMBRIOLOGIA HUMANA 60
BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO 60
ALIMENTAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS 60
ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS 30
TOTAL 360
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I 36

2º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
MORFOFISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABOLISMO 60
IMUNOLOGIA 60
SEGURANÇA ALIMENTAR 60
BIOESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE 60
NUTRIÇÃO HUMANA I 60
PI – ASPECTOS METABÓLICOS DA NUTRIÇÃO 60
TOTAL 360
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II 36

3º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
MORFOFISIOLOGIA VISCERAL 60
TÉCNICA DIETÉTICA I 60
PRINCÍPIOS DE GERENCIAMENTO EM ALIMENTOS E BEBIDAS 60
POLÍTICAS DE SAÚDE 60
NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA À SAÚDE 60
PI – DIETA E SAÚDE 60
TOTAL 420
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III 42

4º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
NUTRIÇÃO HUMANA II 60
HIGIENE DOS ALIMENTOS 60
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA 60
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL 60
NUTRIÇÃO EXERCÍCIOS E ESPORTE 60
NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES 60
PI – PLANEJAMENTO NUTRICIONAL 60
TOTAL 420
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV 42

5º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
FISIOPATOLOGIA E DIETOTERAPIA 60
FARMACOLOGIA 30
GESTÃO NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES 60
ASPECTOS BROMATOLÓGICOS DOS ALIMENTOS 60
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 60
TÉCNICA DIETÉTICA II 60
LIBRAS – ELETIVA 60
PI – TECNOLOGIA E GESTÃO DA PRODUÇÃO 60
TOTAL 450
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V 45

6º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 60
NUTRIÇÃO FUNCIONAL 60
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO 60
NUTRIÇÃO NO CURSO DA VIDA 60
TERAPIA E SUPORTE NUTRICIONAL 60
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 60
PI – QUALIDADE DE VIDA 60
TOTAL 390
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI 39

7º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO 220
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – NUTRIÇÃO SOCIAL 220
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 30
TOTAL 470
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII 47

8º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – NUTRIÇÃO HOSPITALAR/ AMBULATORIAL 220
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 30
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 140
TOTAL 390
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII 39
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO 326
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.260

Funcionamento

Documentação

1 Foto 3×4.

Certidão de Nascimento ou Casamento.

Título de Eleitor.

Certificado de Reservista (Para Homens).

RG (Não Aceita CNH).

CPF.

Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).

Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).

Comprovante de Residência.

RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.

Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Investimento

Preço
Mensalidade
de R$ 399,90
por R$ 369,90
Taxa de Matrícula

R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.

Material Didático

R$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.

Outros Cursos

Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90
Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90
Desconto
10,6%
Mensalidade
de R$ 369,00
por R$ 329,90
Desconto
7,5%
Mensalidade
de R$ 399,90
por R$ 369,90
Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90
Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90

Fale Conosco

Desconto
7,5%
Mensalidade
de R$ 399,90
por R$ 369,90
Rolar para cima

Pesquisar

Faça sua pré-matrícula

Nós ligamos para você!