Evento especial celebra o mês do Psicólogo na Uniabeu

Auditório lotado e alunos, professores e convidados bem atentos… No dia 29 de agosto o curso de Psicologia da Uniabeu promoveu um evento especial para celebrar o dia do Psicólogo (comemorado dia 27/08). Em pauta, a roda de conversa abordou a Nota Técnica de Orientação sobre nova Resolução do CFP a respeito da produção de documentos escritos por psicólogos. As psicólogas Helen Manhães (CRP/RJ) e Mônica Afonso (CRP-subsede Baixada) marcaram presença e direcionaram o debate ao lado do coordenador do curso de Psicologia Edimilson Lima.

A conselheira do CRP, Mônica Affonso, enfatizou as atribuições do Conselho em relação aos profissionais e ressaltou a importância de todos os psicólogos serem defensores dos direitos humanos, uma vez que a profissão é pautada, inclusive, no seu Código de Ética. Helen Manhães corroborou com a roda de conversa trazendo aspectos relevantes referentes ao exercício e a fiscalização da profissão. Segundo ela, a maioria dos acionamentos na COE (Comissão de Orientação e Ética) são caracterizados por erros na produção dos documentos. Exatamente por isso, Helen quis chamar atenção para a necessidade de capacitação dos futuros profissionais. A pertinência do evento e a importância do debate foram explicitadas pelas convidadas e também pelo coordenador do curso, Edimilson Lima.

A nova resolução do Conselho Federal de Psicologia foi discutida no intuito de orientar os alunos sobre as premissas da área, enfatizando a importância dos documentos que são produzidos pelos profissionais. Os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente do evento. A cada fala e assunto apresentado o público esteve livre para interromper e fazer questionamentos.
Para a coordenação de Psicologia, o momento foi oportuno para expor dúvidas e questões que muitas das vezes perseguem os recém-formados. O exercício da atualização e capacitação ainda em curso garante aos universitários uma exploração maior do conteúdo, a vivência dos procedimentos que eles terão que lidar no exercício da profissão, “o tema foi de fundamental importância, pois a elaboração de documentos faz parte do cotidiano dos psicólogos. Além disso, é essencial que os nossos alunos já possam sair da graduação com essa robustez de conhecimento neste aspecto”, conclui o coordenador e psicólogo Edimilson Lima.

Fotos: Caio Coelho