0800 591 0700

Uniabeu apresenta o seu novo docente através de palestra sobre genética e doenças raras autoimunes

Por Anderson Guilherme

Na quarta-feira, 14/11, a Uniabeu promoveu uma palestra no auditório 1 da unidade Belford Roxo para apresentar a sua nova contratação. João Gabriel Daher é médico geneticista e especialista em doenças raras e autoimunes e passará a integrar o corpo docente dos cursos da área de saúde. No primeiro contato com os alunos da Uniabeu, o professor João abordou os desafios e barreiras dos profissionais na genética e doenças raras no Brasil.

João Gabriel Daher

O objetivo da palestra foi apresentar um panorama das doenças genéticas no Brasil e no mundo, “através desse panorama eu passo como que os Estados Unidos e a Europa tratam da genética e das doenças raras, principalmente na parte do ensino. Assim, conseguiremos trazer a realidade desses países de primeiro mundo para os alunos da Uniabeu” comentou João.

Uma das dificuldades e barreiras mencionadas na palestra foi a diferença de tratamento acadêmico dado a esta área no Brasil e nos demais países desenvolvidos. Segundo João, o Brasil começou a desenvolver esta área da medicina recentemente e os Estados Unidos e a Europa já realizam estudos sobre genética e doenças raras desde os anos 50 e 60. Mediante a essa realidade, a palestra relatou esse atraso brasileiro, mas também mostrou novos caminhos de especialização e a valorização do perfil multiprofissional da saúde como um novo campo de atuação já que a genética é conhecida como a medicina do futuro, “através desse comparativo de realidades entre Brasil e países de primeiro mundo podemos ter um grande desencadeador para que os alunos exerçam esse novo ramo da área de saúde no futuro, transformando as informações repassadas em uma especialização. Hoje a Uniabeu é uma das poucas Instituições do Brasil que podem dar essa condição de ensino aos alunos”, concluiu João.

A vinda do médico geneticista João Daher representa um ganho importantíssimo para a Uniabeu. Sendo ele especialista em doenças raras e autoimunes, a gama de conhecimento que será passada aos alunos vislumbrará a eles inúmeras possibilidades de atuação na área da genética que possui um futuro promissor. Na Uniabeu, o médico e professor João aplicará a disciplina Tópicos Especiais de Genética voltados para as doenças raras e autoimunes. Os alunos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia poderão abrir os seus horizontes em suas respectivas áreas através do conhecimento um pouco mais aprofundado em genética. Além das aulas, vários outros projetos foram planejados e serão coordenados por João Daher. O vice-reitor da Uniabeu Paulo Roberto Chaves afirmou que será muito agregador o trabalho de João Daher na Instituição, “A Uniabeu é a primeira Instituição de Ensino a oferecer uma disciplina sobre genética voltada para as doenças raras e autoimunes. Os nossos alunos da área de saúde contarão com uma grande visão dessa área sendo ela considerada a medicina do futuro”.

Fotos – Gabriela Mineiro

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar