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HISTÓRIA – LICENCIATURA EAD

O Licenciado em História deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da História, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de História e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Diferenciar períodos, conceitos e possuir um arcabouço teórico suficiente para o início da docencia como também a possibilidade vislumbrar uma vida acadêmica e de pesquisa. Adquirir conhecimentos suficientes para, como profissional da Hitória, participar eticamente da sociedade, buscando uma sociedade mais justa.

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Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em História tem como objetivo geral proporcionar ao licenciado, reconhecer e utilizar os conhecimentos metodológicos e científicos desenvolvidos pela História ao longo do tempo, buscando entender o desenvolvimento do processo histórico como também estimular a busca, a amplificação, o aprimoramento e a divulgação desse conhecimento. Reconhecer e utilizar os saberes e habilidades didático-pedagógicos para o ensino da disciplina História, conhecimentos e habilidades necessárias para sua atuação como professor de História em diferentes instituições e espaços educativos. Pensar a docência em História como uma forma de produção de conhecimento.

Objetivos Específicos

 

Adotar princípios, conceitos e metodologias de uma Escola Humanista;
Reconhecer e utilizar os procedimentos, conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos pela historiografia ao longo do tempo.
Viabilizar o acesso e a devida análise das fontes históricas disponíveis ao historiador, desde as mais clássicas como documentos oficiais, registros, atas, certidões, mas também os vestígios culturais do passado (tradições, músicas, arte, literatura, religiosidade etc.).
Desenvolver as devidas críticas aos documentos históricos, sejam as críticas internas (como, quando e porque o documento foi criado), mas também a crítica externa, ou seja, como essa fonte histórica foi utilizada, interpretada, reconhecida no mento de sua criação e historicamente.
Dominar os diferentes períodos históricos, tendo consciências dos elementos que o caracterizam e tensionam, visando uma análise mais pontual, tópica, como também em longa duração, abordando um período mais longo ou as transições de um período ao outro.
Ofício do historiador como uma forma de participação e contribuição para o entendimento da sociedade, seja para entender as origens históricas das questões do tempo presente, como também para auxiliar na interpretação do tempo presente.
Estimular a percepção e a relação presente-passado, ou seja, permitir aos alunos de história e futuro profissional/pesquisador/professor entender que é no presente que se desenvolve a leitura/interpretação do passado, que é mergulhado no presente que buscamos entender o passado.
Perceber-se como parte integrante do presente e herdeiro do passado. Reconhecer que todos temos direito a uma história, que cidadania também é buscar uma origem, uma afirmação social e pessoal, buscando caminhos para o entendimento para uma sociedade e uma consciência mais humana.
Refletir e propor relação entre a história e outras áreas do conhecimento, buscado uma formação mais abrangente, com mais possibilidades de pesquisa, debates e análises.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto na produção textual, como na habilidade de leitura e apresentação de temas históricos, por meio das disciplinas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Reconhecer e utilizar e respeitar a documentação ofical vigente no programa educacional brasilerio, adequando o conhecimento histórico à necessidade e especificidade das diferentes modalidades de ensino.
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.

Dessa forma, os objetivos gerais e específicos do Curso de Licenciatura em História demonstram sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em História, ao perfil do egresso, a estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

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Grade Curricular

1º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
INTRODUÇÃO AO EAD 60
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS 60
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO 60
PRODUÇÃO DE TEXTO, PERCEPÇÃO LÓGICA E CRIATIVA 60
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS 100
TOTAL 520
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I 52

2º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 60
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60
TECNOCULTURA 60
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE 60
SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR 100
TOTAL 400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II 40

3º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 60
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 60
LABORATÓRIO DE PESQUISA – FONTES DOCUMENTAIS 60
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM 100
TOTAL 400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III 40

4º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
HISTORIOGRAFIA GERAL I 60
HISTÓRIA DO BRASIL I 60
HISTÓRIA ANTIGA 60
ARQUEOLOGIA 60
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DAS CIÊNCIAS
SOCIAIS
60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DA HISTÓRIA 100
TOTAL 400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV 40

5º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
HISTORIOGRAFIA GERAL II 60
HISTÓRIA MEDIEVAL I 60
HISTÓRIA DO BRASIL II 60
ESTUDO DA POPULAÇÃO E ESPAÇO 60
INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II 100
TOTAL 400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V 42

6º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
HISTÓRIA MEDIEVAL II 60
HISTÓRIA DA ARTE 60
HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO 100
ELETIVA I – MUNDO DO TRABALHO, PARCERIAS E INOVAÇÕES NA ÁREA DE HISTÓRIA 40
TOTAL 380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI 42

7º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E MUSEOLOGIA 60
HISTÓRIA MODERNA 60
HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60
TEORIA DA HISTÓRIA 60
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL 100
TOTAL 460
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII 46

8º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 60
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 60
ABORDAGENS DE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA E PRÁTICAS INOVADORAS 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO 100
ELETIVA II – INOVAÇÃO EDUCACIONAL 40
TOTAL 460
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII 56
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO 344
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.440

Funcionamento

Titulação Acadêmica

A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. André, Dela Vale, formado em História (Unimep-2003), com Mestrado em Educação (Unimep-2006), tendo como temática a investigação da História da Literatura Infantil no Brasil e Doutorado em Educação (Unimep-2016), investigando a Relação entre a História-Arte-Educação, tendo como foco a experiência Barroca europeia e a experiência barroca no Brasil.

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Investimento

Preço
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90

Outros Cursos

Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90
Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
por R$ 119,90
Desconto
33,35%
Valor a Consultar
de R$ 179,90
por R$ 119,90
Desconto
33,35%
Mensalidade
de R$ 179,90
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33,35%
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